Humildade.


ATENÇÃO: NÃO É UM TEXTO RELIGIOSO.

Fumaça branca: o novo Papa foi escolhido.
O mundo ficou esperando em frente à TV pra saber qual senhorzinho haveria sido escolhido, mesmo os não católicos. Eu particularmente fiquei na expectativa da sua expressão facial e corporal (vícios da época de professora). Para mim, a primeira reação dele seria o seu definidor de personalidade.
Quando o cardeal Bergoglio apareceu na sacada, eu tive a sensação de que a ficha dele não tinha caido ainda. E segundos depois, quando a Globo mostrou seu perfil... Nossa, o novo Papa estava apavorado! Eu pude notar claramente! Daí pensei: poxa, esse cara deve ser muito humilde. Logo depois a repórter começou a revelar que ele dormia num quartinho atrás da igreja que ele trabalhava, que era jesuíta, e então pude ter um pouco mais de convicção.
Na minha opinião ser humilde não significa necessariamente dormir em um quartinho simples, só usar roupa velha, etc, até porque tem muita gente que parcela uma blusa da tal lacoste em 12 vezes e almoça arroz com ovo e mora em uma casa que está toda só no cimento (sem exagero).
A humildade é uma coisa que nasce com gente, não adianta! Conheço pessoas podres de ricas, que vieram de baixo, e que usam tranquilamente produtos de farmácia, de preços populares, simplesmente porque se dão bem com eles, e usam produtos e coisas caras também, mas porque são bons para eles e só.
Ah, mas também conheço aqueles que me irritam profundamente: os que conseguem finalmente ter alguma condição financeira razoável, e daí compram (financiado em 5x) o último lançamento tecnológico, o óculos tal, a roupa de marca que fica horrível no seu corpo; e fica tirando foto pra achar que tá tirando onda nas redes sociais. A humildade aí passa longe... E nunca entrou pelo seu cordão umbilical.
Não é preciso ser padre, mendigo ou pobre pra ser humilde. Pra mim ser humilde é ser, ter e agir com sinceridade e bom senso.




7 comentários:

  1. Anônimo18/3/13

    Pois é Gi, quase ninguém sabe o que é ser humilde de verdade. Mas muita gente confunde humildade com ser miseravel.
    Conheço um senhor que tem uma situação financeira boa, mas se vc olhar para a casa dele da NOJO, a brasilia dele ta la toda enferrujada, não gasta dinheiro nem com saúde.
    O outro a mesma coisa, ta la morrendo na fila do SUS tendo dinheiro para fazer os exames de emergencia e comprar os remédios que o SUS não fornece.
    É complicado quando se trata de humildade. Comer caviar e arrotar mortadela o resto do mês rs.
    A pessoa tem que ser aquilo que é, ter personalidade, ter aquilo que suas condições permite.
    E quando ao Papa, tomara que o mesmo não deixe o luxo que o cerca hoje subir a cabeça e não esquecer que tem "fiéis" que "dependem" dele.
    Bjs Gi
    Tamara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem coisas que não dão pra entender; e já que não tem jeito, vamos seguindo!

      Excluir
  2. Gi, eu apoio todas as suas palavras. No meu conceito, a humildade é o único sentimento que poderia mudar a humanidade. Ser humilde, não é ser pobre, miserável ou inferior a ninguém. Ser humilde é reconhecer nas coisas mais simples da vida a possibilidade de recomeço. É saber enxergar a grandiosidade da vida, diante de tantas dificuldades que a vida tem. O que mais vejo são pessoas que se acham as melhores, que não falam olhando nos olhos, porque estão analisando a roupa que está usando. Isso é medíocre e muito triste. Feliz àquele que aprende a ser verdadeiramente humilde e a reconhecer as pessoas pelo que são, não pelo que têm... Bjos

    ResponderExcluir
  3. Anônimo19/3/13

    Gi,bom dia!
    Vivo esse drama tds os dias com sogra,cunhadas e agregados...Era um povo q não tinha um pau pra dá num cachorro,agora melhorou um pouquinho e fica humilhando os menos favorecidos.Eu sofro muito com td isso,tento tirar os meus filhos do meio deles pra não se contaminarem...Mas voltando ao assunto abordado aqui "Humildade" o dinheiro não muda as pessoas,ele mostra quem realmente são.em relação ao Papa Francisco,acho q ele foi carta marcada,desculpe-me minha sinceridade,mas aquela manipulação toda de fumaça e etc...como sempre a mídia nos manipulando de uma forma ou de outra,mas espero q ele administre bem a Igreja.E essa questão de humildade,pq ele andava de Ônibus e etc e tal,também faz parte do teatro manipulado pra mostra q isso é ser humilde.pra mim o único homem q realmente conheci q foi humilde demais foi Jesus,passou pela crucificação e como um cordeiro Mudo foi levado ao matadoro :( Um homem q não descriminava ninguem,era 100% homem e 100% Deus, sentiu todas as nossas angustias e despresos ,ele só fazia e faz coisas boas e hj as pessoas banalizam ele e não o respeitam...Esse sim é merecedor de toda honra,gloria e louvor!
    Amo seu blog,te acho linda,inteligente e boa esposa e mãe,amei sua escolha.Fique com Deus e tenha um dia maravilhoso e abençoado:)

    Marina Rio Grande do Sul 19/03/2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, usei o Papa apenas como referência ok? Sempre uso uma situação que vivi para dar início à um assunto. Como disse na primeira linha, este NÃO é um texto religioso, e pretendo nunca persuadir ninguém com relação à política ou religião. Cada um tem sua visão e quero respeitá-la.
      Mas mesmo assim, muito obrigada pela sua opinião. Continue mostrando aos seus filhos os verdadeiros valores nessa vida.
      Beijos!

      Excluir
  4. Li esse seu texto no trabalho e não tive como responder na hora, mas super curti Gi, vc arrasa!

    ResponderExcluir

Comentários: