Medo.


Oi pessoas!

  Estava lembrando uma vez em que estávamos gravando Xuxa Park no Teatro Fênix, e de repente tudo apagou ficando completamente escuro. A gritaria foi geral, um monte de crianças desesperadas, e eu simplesmente fiquei parada, esperando que alguma luz de emergência fosse acesa. Enquanto estava parada, só sentia aquele monte de braços me agarrando, e não era só  criança não. Me lembro que a Caren e a Vanessa grudaram em mim, algumas crianças também, e outras ficaram por perto. Medo do escuro... pra quê? Por quê?
  Minha mãe sempre nos aconselhou que quando acabasse a luz elétrica, ficássemos no mesmo lugar, porque senão a gente poderia sair derrubando as coisas e se machucar. E nunca nos ameaçou de nos deixar no quarto escuro caso fizéssemos alguma coisa errada, e não falava que tinha bicho papão quando apagava algum cômodo.
Coitada da criança estimulada a ter medo do próprio quarto.

  Eu acho a maior e completa ignorância colocar medo na criança de coisas que ela vai ter que lidar pro resto da vida. Coitadas! Que imbecilidade apavorá-las com relação à injeções, remédios, relâmpagos e raios, local escuro, animais, "bicho papão", altura...
  Meu filho desde que nasceu dorme no breu total, toma as vitaminas e remedinhos direitinho. Na hora de tomar vacina é claro que ele chora, mas por se lembrar da dor (e por ser homem, ô raça fresca!). Ele pra brincar com a gente se fecha dentro do banheiro, daqueles sem janela, e fica lá, rindo. E com relação a relâmpagos, bom, o significado do nome dele é "deus nórdico do trovão e da tempestade"; então ele não tá nem aí, rs. Mas se ele algum dia começar a expressar terror por alguma coisa que não precisa, vou fazer de tudo para que ele não sinta isso.
  Existem pessoas que fazem questão de passar o pavor por alguma para seus filhos. Minha avó tem completo terror de tempestades, e minha mãe e tios viam ela rezando pra Santa Bárbara com terço na mão toda vez que chovia mais pesado com fenômenos elétricos da natureza. Ela até poderia ter esse amedrontamento, mas os filhos não precisavam ter também.  Minha mãe até tinha mania de cobrir espelhos e não usar nada de metal em tempestades, mas ela nunca passou esse medo pra gente e acabou que ela parou com isso.
  Eu tenho medo de filmes de terror, qualquer um. Eu sei que é tudo mentira, mas eu tenho pavor. E é "abilolação" minha, ninguém me fez sentir isso, e nem quero passar pra alguém.
  Ter medo de alguma coisa é normal, mas não é legal criar uma criança receosa de tudo no mundo. Mas também criar uma criança totalmente destemida pode acabar tornando-a muito vulnerável ou fora de controle. Gente medrosa demais ou corajosa demais é muito chata!
  Bom senso sempre! Os seus medos não podem ser transferidos para alguém que não pediu para recebê-los.
  Beijo e fiquem com Deus.

Curtir página do Facebook: clique aqui.

Siga o blog na coluna ao lado!


12 comentários:

  1. Caramba, muito bom esse texto!! Na minha "grande" família, todo mundo sempre teve de alguma coisa, no meu caso é altura, sempre tive pavor a lugares altos demais ou abismos e coisas do tipo... Mas sobre passar o medo para crianças, isso não é legal mesmo! A minha mãe nunca foi de passar qualquer tipo de medo pra mim ou minhas irmãs (duas), no nosso caso era castigo ou uns tapas (nunca achei isso errado, estou viva e sou educada!), mas colocar "terror", isso ela nunca foi de fazer. Acho que certo tipo de medo vem com a gente mesmo, minha irmã do meio tem pavor a aranha, mas mamãe nunca fez qualquer tipo de comentário negativo sobre isso! E o meu medo de altura é engraçado, porque ao mesmo tempo que tenho medo sou curiosa, então eu acabo indo/fazendo coisas em lugares altos... Ah, e sobre escuro, eu ainda tenho pavor!! Semana passada fui ao shopping com uma amiga e já estava bem tarde, quando nós estávamos no provador eles apagaram as luzes, eu fiquei travada e comecei a suar frio, tipo como se eu sentisse uma falta de ar por estar tudo um "breu"... Tô tentando perder esses dois medos, mas eu vou conseguir!! Adorei seu texto, Gi, bom como sempre! Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lorraine. Nossa, vc teve sorte no provador! Já pensou se o "homem do saco" entra e te rapta? ;)

      Excluir
  2. Anônimo15/4/13

    É, medo é complicado mesmo. Eu até hoje tenho medo de raios e trovões e minha mãe dava risada quando eu me agarrava nela. Hoje por causa do meu cachorro que dorme no quintal, quando está caindo aquela tempestade, por mais que ele esteja na casinha, que não chova onde ele dorme, eu enfrento e vou la verificar, acho que por isso que hoje tenho um pouco mesmos de medo.
    Aqui em casa eu e meu pai que tem medo de filme de terro, eu não tenho medo, tenho tremendo PAVOR.
    AMO o escuro, minha imaginação vai longe. Quando acaba a luz o receio é de realmente sair tropicando, batendo nas coisas, por isso sempre deixo uma vela ou algo que de luz onde estou, nem que seja o celular.
    Ja pensou se todas as enfermeiras e médicos nos passassem os medos que sentem?
    Beijos Gi
    Tamara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, acho que todo mundo ia preferir morrer do que ir ao hospital, hehe. bj

      Excluir
  3. Verdade, acho terrivel crianças com medo de fogos raios, mas tudo isso é colocado pelos proprios pais... não sei de onde tiram essas ideias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São as crenças de antigamente. Na roça o povo tem medo de tudo.

      Excluir
  4. Haha! Minha vó morre de medo de trovões!Quando começa ela corre pro quarto,deixa tudo escuro e fica rezando p santa Bárbara! Mesmo crescendo vendo ela ter essas atitudes,não tive esses medos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também via minha avó fazendo a mesma coisa e também não carreguei comigo esse medo.

      Excluir
  5. Anônimo16/4/13

    Gente kd a Carol Nogueira que ainda não expressou seus sentimentos....vc tem medo Carol de falar de medo?rsrssrrs bjs

    ResponderExcluir
  6. Anônimo17/4/13

    Tive uma Infância aterrorizada de muuuito medo,mas de verdade.Fui criada em um lar cristão e meus pais pintavam Deus como um bicho papão...Eu não podia assistir uma Tv q era pecado,foi triste demais.Hj sou mãe e amo meus filhos,continuo cristã,amo meu Deus e ele é amoroso,bondoso e misericórdioso.Ensino aos meus filhos q medo é um sentimento ruim,mas temos q confiar q é tudo ilusão.Enfim hj superei o medo e enfrento E ENCARO TUDO COM MUUUITO HUMOR.BJS GI

    VANESSA AMARAL

    ResponderExcluir
  7. Anônimo19/4/13

    Que triste vanessa...Sinto muito,o bom é q vc mesma superou e não deixa seus filhos passarem por isso...é muita falta de bom censo mesmo! Meus pais também não eram diferente,me indentiquei demais com :(

    bjuuusss

    Sarah melo

    ResponderExcluir

Comentários: