Memória olfativa / Meus cheiros.



  Oi pessoas!

  Vocês sabem que nossas memórias são gravadas através dos 5 sentidos, correto? Mas sabiam que cada indivíduo possui um desses sentidos mais aguçado para manter a memória de algo viva na mente?
  No meu caso é a memória olfativa. Eu mantenho lembrança de lugares, pessoas, situações... não sendo necessariamente um perfume usado por alguém no momento. Eu guardo o cheiro em si, bom ou ruim.
  Eu com certeza vou manter a lembrança do meu filho na fase presente pelo cheiro do seu pescocinho suado, pela "murrinha" gostosa de quando ele está todo sujo e nojento; porque é assim que ele está a maior parte do tempo e tornou-se pra mim a sua marca de infância.
  Então, sendo como sou, já se pode imaginar o quanto pode ser difícil pra mim escolher um perfume. Eu já usei o Azzaro, mas daí eu percebi que ele só fica bem mesmo na Dona Xú e naqueles senhores bem chiques, ricos, com cara de macho. Usei o Jopp!, mas enjoei do cheiro. Fui experimentando, experimentando... e hoje tenho três preferidos, cada um para cada ocasião. E o interessante é que eu não os escolhi; eu os ganhei de pessoas completamente diferentes, e por isso mesmo suas famílias olfativas são tão distintas.

  O primeiro é o Ekos Breu Branco. Ganhei em 2005 de uma aluna super louca da minha turma de adultos, em um curso de teatro que eu dava aulas de preparação corporal. Costumo usar no dia-a-dia. É um cheiro muito diferente, muito bom e suave. Esse já deve ser o terceiro frasco.



Resina de odor fresco, nasce do tronco de uma árvore na floresta amazônica quando é picada por um inseto da mata. (www.naturaekos.com.br)


 O segundo foi de uma grande amiga que na época estava morando na Suécia. Foi em 2005 que descobri o meu perfume para as noitadas. O nome é Gucci Rush 2. É bem difícil de encontrar aqui no Brasil (pelo menos no Rio). É um perfume muuuito forte, e eu só consigo usar mesmo à noite. Esse é o único "perfume de piriguete" que gosto. Estou no segundo frasco.



Floral fresco, com notas de narciso, lírio do vale, madeira de palmeira, freesia, rosa, gardênia e almíscar. Para a mulher moderna, sexy, sedutora, elegante e urbana.

  O terceiro e mais preferido é o Burberry. Ganhei do Gabriel no dia dos namorados, quando a gente estava no início do namoro. Ele tem baunilha na fórmula, mas é completamente diferente desses "Victoria's Secret de baunilha" da vida, que eu odeio. Eu o uso em festas de família, para sair com meu marido, para ir à algum casamento ou coisa parecida. Esse perfume realmente é o que eu vou usar pro resto da vida!! Já virou minha marca. Se quiserem saber qual é o meu cheirinho...:



Ela é serena, jovem, elegante e segura de si. Burberry combina notas de pêssego, groselha preta, cedro, baunilha e almíscar.
  Eu tenho um pequeno pra carregar na bolsa, e comprei há pouco tempo outro maior que nem abri ainda. Já perdi a conta de quantos frascos já usei. Acho que o cedro e o almíscar que me fizeram gostar tanto dele.

  Dica importante para o perfume não perder o cheiro ainda no seu recipiente: guarde sempre na caixa original, ou o mantenha longe da luz. Eu guardo tudo dentro do armário do banheiro, longe do cifão da pia, onde passa água e a umidade pode afetar o odor também. E não comprem um frasco grande porque está na promoção se você usa pouco. Pode acontecer de acabar a validade e aí vai ter que jogar mais da metade fora.

  E outra coisa:
  Usem sempre o perfume que você gosta e se identifica, e não porque algum artista usa. Sejam sempre autênticos,pois uma fragrância só se torna sua marca se você realmente combinar com ela.

Beijão e fiquem com Deus.




  

7 comentários:

  1. Anônimo4/4/13

    Ai que saudadeeeeee desse blog...
    Interessante mesmo esse negócio de cheiro né?
    Algumas pessoas me chamam de louca pelo fato de falar que lugares tem cheiro, que algumas casas que vou tem cheiro.
    O meu perfume de noitada é o Myriad, ele é um pouco forte para usar durante o dia.
    No dia a dia amo hidratantes, eu vareio durante o dia entre o Egeo Dolce e o Paixão. A noite costumo usar o Nivea.
    Amo perfumes, amo cheiros. Nada como você chegar perto de uma pessoa e sentir aquele cheirinho agradavel, tanto de um perfume como até mesmo de um simples desodorante (que é indispensavel).
    Uma coisa bem marcante para mim também é o shampoo e condicionador. As vezes quando abraçamos alguém é a primeira coisa que sentimos.
    Mas o importante mesmo de tudo isso..É NÃO FICAR FEDIDOOOOOO rs
    Bjs
    Tamara

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/4/13

    Oi Gi,
    Eu costumava dizer q o perfume me lembrava um lugar,uma ocasião um passado...rss pra sem bem precisa.
    E vc me fez perceber q é tudo verdade mesmo.Puxa q bom não é.Amooo perfumes,meu marido ama se perfumar rss não é vaidoso,mas nisso ele detona mesmo,taca perfumes rss...
    Tú és uma figura Gi,te conhecendo aqui percebo o quanto és especial,amava te ouvir cantando no XUXA PARK e sempre observei q vc é muuuito afinada e tem uma voz gostosa de ouvir...saudades imensa..bjs mil! Rafaela Pinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão gatona! E que bom você ser uma das sortudas a terem maridos que gostam de perfume!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gi, mas eu estou amando cada dia mais o blog! Então, que tudo saber o seu cheirinho, cada dia mais "próximas", mesmo você aí e a gente aqui...rsrs Então, no meu dia a dia, pra ir para o trabalho, eu o uso o Floratta in Rose ( Boticário) é mais doce, bem suave. Reuniões em família, pra sair anoite eu amo o Musc Sândalo, da natura... Minha marca é ele. E o mais perto de um perfume "piriguete" para noite é o Linda - O BoticáriO, é mais forte e só pra balada mesmo...rsrs Uma coisa que me irrita é que tenho uma amiga que tudo que eu compro, ela compra igual... Sempre fala: ah, meu perfume é igual mas o cheiro em você fica diferente" Fico muito irritada. Por isso tenho uns "perfuminhos na manga", assim como os cremes, não conto mesmo. rsrsrs Amei o tema ah e quando estive com você no PX te achei cheirosa pra caramba... rsrs Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu como é impotante estar sempre cheirosa? ;)

      Excluir

Comentários: