Saúde se constrói de berço.


Oi pessoas!!

  Minha infância inteira eu passei sem comer legumes. Nem o tomate da pizza eu comia. 
  Eu aturava somente batata frita (pra mim não conta), e minha mãe só fazia alguma verdura pro meu pai. Ela até tentava, mas não era de um modo... como posso dizer... agradável. O que me salvava eram as frutas.
  Só fui então começar a comer coisas mais saudáveis com mais de 16 anos. Me lembro que antes disso eu via o prato da Xuxa cheio de agrião e dizia pra ela que aquilo tinha cheiro e gosto de barata.
  Não tenho lembrança de como comecei a me forçar a comer saladas e coisas do gênero... acho que foi com o yakissoba. Bom, o negócio é que hoje eu só não como jiló porque eu experimentei de várias maneiras possíveis e de jeito nenhum me "desceu pela goela".
  Preocupada se meu filho iria gostar ou não de comer legumes e verduras, desde a gravidez dele eu comia muita coisa no vapor, sucos de frutas com legumes, pouca fritura. Não sei se foi isso, mas olha aí no vídeo como o garoto come direitinho:



  Nesse dia só tinha salmão grelhado e legumes no vapor com azeite e sal. Mais nada! Ele adorou.
  Meu marido também se preocupa muito em comer bem, então eu consigo realmente fazer uma comida só pra todo mundo. E sempre procuro fazer sucos naturais todos os dias, e as colações são frutas também, ou vitamina. Aqui seria um spa se não fosse os doces e outras besteirinhas que de vez em quando a gente ataca.
  Thor é o mais saudável de todos daqui porque ele nunca tomou refrigerante, e as únicas besteiras que ele come são pipoca e um pouco de chocolate. Só resta saber se isso foi pela minha iniciativa desde a gestação ou se é dele mesmo.
  O que eu sempre digo para os pais, sem medo de receber uma"resposta" deles é que tente alimentar seus filhos direito. Mesmo que a criança já tenha se viciado em comer mal, que procure informação sobre formas de se enganar a criança com receitas especiais e retire o refrigerante da lista de compras do mercado.
  Outro dia vi uma moradora do meu condomínio no mercado, com o carrinho cheio de salgadinhos e pegando um engradado de mini refrigerantes, daqueles da criança levar pra escola. Meu Deus do céu, o filho dela tinha 2 anos na época! Que isso gente?! Hoje em dia a gente tem muito mais informação aos males que uma ingestão diária de porcarias pode fazer, e o filho desta "dedicada" mãe está sendo envenenado por preguiça, comodidade e falta de amor da pate dela
  É isso que eu acho. E é lógico que sempre tenho meus dias de nuggets, salgadinhos, sanduíche com batata frita e sorvete; mas por enquanto meu rebento fica só na batatinha e na pizza marguerita que são os menos assassinos.
  Pense no seu futuro e no das crianças da sua família. É melhor "perder" alguns minutos lavando uma salada e espremendo algumas laranjas do que se encher de porcaria todo dia por preguiça.

  Beijos, se cuidem e fiquem com Deus.

Indicações de livros:





7 comentários:

  1. Curti de mais e quero mais.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo22/4/13

    É Gi, realmente tudo vai de hábito e cosmumes. Eu como de tudo, porém mesmo manerando em muitas coisas sou "obesa" isso ja faz parte da minha vida, tento ainda mudar mas é complicado. Enfim, só não como quiabo porque uma vez quando eu morava sozinha passei a semana inteira comendo quiabo porque não tinha outra coisa.
    A minha sobrinha tem 08 anos, ela não bebe refrigerante de jeito nenhum e nada gaiseificado. Doces ela ama o bolinho do cupcakes mas sem o recheio ou creme se quer, ela come com um leite puro gelado. Chocolate é raro. Fico muito admirada com ela, ela come verduras, legumes e 2 coisas que não pode faltar de jeito nenhum no cárdapio dela é o feijão e a batata.
    Criança tem que comer de tudo, nada de falar NÃO GOSTO sem ao menos ter experimentado.
    Bjs
    Tamara

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22/4/13

    Fala Gisele, caramba bom saber que ainda existem pessoas que se preocupam no futuro, principalmente no que tange a alimentação. Lendo tua publicação muito assemelhou com a realidade que foi aqui em casa, meus pais desde o início da minha infância, inclusive posteriormente com a do meu irmão, começaram cedo em educar quanto a isso. Pra vc ter noção dificilmente entrava refrigerantes, chips e frituras, em geral supérfluos durante a semana, e nunca sentimos falta. Pelo contrário, agora já somos maiores de idade, eu com 23 e meu irmão com 18 sentimos orgulho em crescer dessa maneira pois é assim que iremos passar p/ as gerações futuras. Só traz benefícios. E creio que o Thor também passará isso a frente. Parabéns ai pelo blog! Abraço, Hugo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa hugo, que bacana! Parabéns para seus pais!

      Excluir
  4. Gi, isso que você faz pelo Thor da boa alimentação, é ótimo, gostaria de conhecer várias mães que fizessem o mesmo!! E é maravilhoso que ele aceita tudo, (verduras e legumes)... Conheço uma mãe que compra caixinhas de Toddynho para lanche da criança e pacotinhos de bolinhos, tipo aquele "Ana Maria", tudo por preguiça mesmo e por fazer vontade da criança! Minha prima de 8 anos ama qualquer tipo de verdura e legumes, em especial Couve-Flor, se deixar ela come a Couve sozinha, quando cozida! Eu te confesso que quando eu era criança também não gostava de verduras, hoje em dia como todas elas, exceto a cenoura, ja tentei mas não desce na minha garganta... E quanto ao refrigerante, to tentando e muito eleminar da minha vida!! Parabéns pelo filho bom que você e o Gabriel tem! Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bj gatona! Ah, eu como cenoura igual ao Pernalonga, hihi.

      Excluir

Comentários: