Palavrão!


 Eu falo muito palavrão. Faz parte do meu vocabulário e muitas vezes sai involuntariamente.
 E agora com um menino de 2 anos em casa, repetindo tudo que a gente fala, eu penso: parar ou não de xingar?
  Na minha opinião, eu acho que se tornar um "boca suja" depende de cada um. Por exemplo: conheço uma pessoa que a mãe dela sempre xingava na frente dela e dos irmãos quando pequenos, e mesmo assim ela não era uma criança desbocada, e hoje não vive falando palavrão à toa. E o meu caso é contrário: só fui ouvir palavrão da boca do meu pai quando já era maior de idade, e da minha mãe nem lembro quando ela começou a fazer isso na minha frente, e eu na escola desde muito novinha era a rainha dos "nomes feios".
  Isso que me deixa na extrema dúvida se paro ou pelo menos diminuo os palavões. Outro dia eu pensei em outra opção. Acho que vai ser melhor explicar pra ele, e mais pra frente também pro(a) irmão(ã) o significado real dos palavrões conforme ele for escutando e reproduzindo (o que será inevitável). De repente se ele souber logo o que é, não vai ter tanta graça ficar falando coisas consideradas inapropriadas para sua idade por aí. 
  Assim como existem muitos filhos de fumantes, alcoólatras, usuários de drogas que são contra o que os pais fazem e tem completo nojo, os filhos de quem xinga muito também podem achar isso feio e não adquirir o hábito.
 Mas o que eu não aceito é a falta de respeito. Falar palavras chulas e de baixo calão perto de quem você não conhece, para pessoas de idade avançada e prestadores de serviço; isso eu não faço de jeito nenhum! Tá, só na frente das minhas avós, mas elas não contam porque já conheço as velhas há muito tempo e elas não acham tão ruim, é só pegar leve no "grau de sujeira".
 Falar o palavreado certo, na hora certa... ah, vai dizer que não dá "aquela aliviada"?
  Bom, essa é a minha opinião e situação. E uma coisa é certa: vou ter problemas psiquiátricos sérios se tiver que parar de xingar!
  Ah, já ia me esquecendo. Eu não sou exemplo pra ninguém quando se trata desse assunto, ok? Crianças, é feio palavrão!

  Beijos e fiquem com Deus.

Siga o blog e curta no facebook!





6 comentários:

  1. Palavrão .... aparece ser chamado .... quando percebemos boom! saiu um ....serve como um escudo e como poesia .... as vezes incomoda ..mas as vezes é bom ! e quem sabe poético
    bj do ale

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaaaaaaaaaaa...palavrão principalmente quando o dedo mindinho encontra uma quina de aluma coisa ou logo aquela mesinha de centro.
    Quando vc puxa uma coisa com todo o cuidado e vem tudo pra baixo. aaaaaaaaaaaaaaaa
    Inevitavel não falar palavão rs!
    Giii te adorooooooooo
    bjs
    Tamara

    ResponderExcluir
  3. Olá Gi!
    Criança aprende por imitação, pelo exemplo, isso é fato.
    Uma criança pequena não tem discernimento sobre qdo usar um palavrão e qdo não usar. Eu vejo crianças de 2 anos xingando umas as outras, xingando adultos, usando o palavrão naturalmente. Não acho bonito!
    Qdo algum aluno meu (idade entre 8 e 10 anos) fala um palavrão na sala de aula, eu explico que lá não é permitido esse vocabulário, que é desrespeitoso e que tem outras formas de expressar o que sente. Que em algumas famílias é permitido falar palavrão, mas que as pessoas que tem esse hábito, as vezes sem querer falam em lugares que não é permitido e passam constrangimentos ou ofendem quem não tem o hábito. Então, é preferivel não usar.
    Não vou dizer que sou santa, que nunca falo um palavrão, mas eu evito, pq nâo acho bonito mesmo.

    Abraços
    Jane

    ResponderExcluir
  4. Lorraine Rocha21/5/13

    Oi, Gi! Bom, sobre esse assunto eu também sou craque, apesar de ficar me policiando, porque não gosto, mas é inevitável! Quando digo inevitável, é porque sou mestra em me machucar (cortar, bater o dedo, etc...), ai sai "aquele" palavrão, mas não na frente da minha mãe, porque ela não gosta que a gente (filhas) xinguem, só no meu caso, minha irmã do meio quase não xinga e a mais nova não xinga de jeito nenhum. Não posso falar que aprendi com minha mãe, porque ela quase não é de falar palavrão, nem quando erámos crianças. Eu só "começei" a xingar depois dos 15 anos, mas eu nunca achei isso bonito! As crianças aqui (3), nunca xingaram, mas poderiam pelo tanto de gente que fala palavrão aqui na minha familia, mas elas sabem que e feio, e ninguém nunca falou "não pode xingar", elas sabem que não é legal! Mas eu continuo tentando me policiar quanto a isso, quero parar! Beeijos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gi, eu sempre ouvi minha mãe mencionar uns nomes que quando criança eu considerava "bizarro"... Mas era o jeito dela, aliás, ela é assim até hoje... Não pensa muito pra soltar um "pqp"... Rs Embora tenha crescido ouvindo ela falar, nunca falei... Acho que isso está relacionado a personalidade de cada um... Considerando o que você disse, basta ter bom senso... rsrs Beijos

    ResponderExcluir

Comentários: