Saudade ou nostalgia?

Olá pessoas!

  De vez em quando me pego pensando na minha infância e adolescência, nos tempos de escola, nos filmes da época... daí eu me vejo sorrindo, porque era tudo muito bom.
  Sendo assim eu penso: isso é saudade, ou nostalgia?...
  Tentei procurar alguma diferença entre eles, e eis o que pude entender: saudade é quando a gente gostaria de voltar ao acontecimento, à situação, ao encontro; e a nostalgia seria o sentimento bom que algo ou alguém te faz sentir ao se lembrar dele, sem ter a necessidade de  haver uma nova vivência.
  Então eu acredito sentir nostalgia, pois o que passou, passou, não tem como voltar. Isso porque eu me lembrei de situações e não de pessoas, senão seria saudade pois eu teria como procurar revê-las.
  E mesmo se desse para voltar no tempo; eu não tentaria "consertar" nada, até porque se não fosse minha falta de experiência e maturidade da época, essas situações tão legais não teriam acontecido de uma forma que me fizesse sentir nostalgia. 
  Pessoas, momentos, situações e palavras que me fizeram muito feliz ou triste... Quando tudo isso se mistura na minha cabeça não posso ter outra reação a não ser sorrir.
  A vida é para ser vivida. Senão vamos sorrir de quê? Sinta saudade apenas de pessoas, e não de momentos, pois estes a gente só deve acumular para o nosso amadurecimento.

  Beijos e fiquem com Deus.

Nostalgia - Benjamin Mounsey


2 comentários:

  1. Concordo, as vezes é muito bom lembrarmos do passado e percebemos o como ele contribui para sermos o que somos no presente.

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber a direfença, e tenho que informar que sinto os dois... Sinto saudades da minha época de escola, e das minhas amigas de infância (que sempre tive a oportunidade de reve-las), então às vezes eu queria voltar naquele tempo, só pra curtir mesmo!! E sinto ainda mais nostalgia, que me faz lembrar momentos que vivi com pessoas ainda mais especias, e que me fazer sorrir ou até mesmo dar gargalhadas sozinha, porque de certo modo foram engraçadas... Amo ter essas lembranças!! Adorei o texto, Gi! Beeijos

    ResponderExcluir

Comentários: