PARE DE FILMAR!

Oi pessoas!

  Eu estava com minha família em um restaurante quando escutei um "parabéns pra você" bem baixinho em uma mesa próxima. Era aniversário de uma menina, pequena ainda, e um homem que parecia ser o pai estava filmando com o celular cada momento da música, da entrega do presente e a reação da menina. Ou seja, ele estava vendo tudo apenas pela fria perspectiva de um aparelho, e não pelos seus olhos. Acho que eu tenho na minha memória, mesmo tendo visto tudo de longe, mais lembrança do ocorrido do que ele.

  Daí penso: Será que realmente devemos filmar tudo que acontece a nossa volta? Não existem situações em que registrar na mente através dos sentidos seria mais proveitoso do que pela tela do tablet?

  Fomos assistir neste mesmo dia o "Disney on ice". Comprei ingressos em ótimos lugares, pois queria que meu filho pudesse assistir o espetáculo no melhor ângulo e não perdesse nenhum momento por falta de campo de visão. Quando chegamos nos nossos assentos, tiramos uma três fotos pra registrar o momento, e quando começou o espetáculo eu guardei o celular e não quis mais saber dele. Essa foi a melhor coisa que fiz.
  
  Com meus próprios olhos pude ver a reação de timidez, espanto e alegria do meu filho, pude notar que desde bebezinha minha filha adora som, luzes e música, pude perceber quão rica e bonita era a produção do espetáculo, e pude assistir a vários "mini-shows" na platéia protagonizados por crianças completamente felizes, vivendo o momento, enquanto pais satisfeitos olhavam tudo pelas telas dos seus iphones e ipads. Mas o momento mais intrigante foi o de uma mãe que, ao se lembrar que tinha levado a filha ao show, deu uma gravada rápida na reação da menina ao aparecer a sininho e retornou à sua filmagem do show através de um tablet de péssima resolução, gravação esta que nunca mais será reproduzida.

  Pra quê se filma tanta coisa que nunca mais vamos voltar a assistir? Não seria mais proveitoso registrar tudo na nossa mente? Pra quê eu pagaria caríssimo por um show que eu nem me lembraria direito porque estaria ocupada postando fotos borradas dos bailarinos nas redes sociais?

  Essa apresentação no gelo já aconteceu há alguns meses, mas até hoje meu filho de 3 anos ainda fala sobre algumas cenas. E o melhor de tudo: eu pude ver e saber com meus próprios olhos, e ter a certeza de que estes momentos realmente foram muito felizes pra ele.

  Definitivamente guardar o celular foi a melhor coisa que fiz.



Clique aqui e se inscreva no meu canal do youtube!

Clique aqui e curta minha página do Facebook!

Clique aqui e me siga no Instagram!

Beijão e fiquem com Deus.


2 comentários:

  1. Gi, me espanto as vezes com as coisas que você escreve. E me sinto alegre ao mesmo tempo porque vejo que não sou a única no mundo que penso assim. Como temos sido escravos da tecnologia perdendo a vida e deixando momentos únicos passarem.Dias desses me peguei pensando exatamente isso, em mais um dos aniversários em família, em que não tirei nenhuma foto, mas ao mesmo tempo na minha mente veio a frase, eu vivi.

    Ótima observação.

    Patrícia Muniz

    ResponderExcluir
  2. Gi, lendo o seu texto eu me lembrei de um fato qur ocorreu no colégio dos meus filhos. Todo ano é feito um encontro com as famílias e as crianças cantam para os pais. Mais nessw dia a diretora/ proprietária do colégio estava falando com todos antes da apresentação e bom final ela pediu à todas as familias que guardassem câmera fotográfica celulares etc. Disse que nos preocupamos tanto em registrar aquele momento em eletrônicos que esquecemos de registrar em nossa memória. Ela falou curtam seus filhos agora. Percebam o esforço que cada um deles teve para decorar e dançar essa cação pra vcs... Com certeza foi muito melhor. E assim foi comigo na época de fã , eu só pensava em fotografar e deixava de prestar atenção nos shows,gravações etc.

    ResponderExcluir

Comentários: