Criando pessoas sem traumas.

OI PESSOAS!!

 Meus filhos são pequenos mas já passaram por algumas intervenções cirúrgicas. Entre elas foi uma operação de adenoidectomia feita no mais velho.

  E é sobre os momentos antes dessa cirurgia que eu quero falar.

  Quantas vezes você ouviu alguém dizer para uma criança que se ela não se comportasse iria ser levada para o médico para tomar injeção? Inúmeras, não é?

  Eu não consigo admitir uma coisa dessas! Desde quando um médico ou uma aplicação de injeção é um castigo? Não é assim que se repreende alguém em plena fase de desenvolvimento do discernimento sobre as coisas!

  E o que isso tem a ver com a retirada das adenoides do meu filho? Tudo!

  Cheguei às 12h00 com ele de jejum desde as 10h00 na recepção do hospital. Ele sabia muito bem onde estava, pois eu tive uma breve conversa com ele antes de irmos. Disse que estávamos indo para o hospital porque o tio médico iria tirar uma carninha atrás do seu nariz, e que isso iria ajudá-lo a respirar melhor.

  Ficamos por horas no quarto esperando o otorrino chegar. Enquanto isso vimos desenhos na TV, brincamos com os 37865 monstros do Ben10 que fez questão de levar, jogamos no celular e no ipad, olhamos a rua pela janela. E em nenhum momento demonstrou medo ou aflição (só fez pirraça pra colocar a roupinha verde "feia" de paciente...).

  Às 16h00 finalmente chegou a enfermeira e o maqueiro para levá-lo à sala de cirurgia, os quais eu deveria acompanhar até o centro cirúrgico (procedimento de praxe para crianças muito pequenas).

  O maqueiro estava segurando uma cadeira com rodinhas, dessas de carregar os pacientes pelo hospital, mas a enfermeira logo veio perguntando a ele se queria ir no "colo da tia". E é claro que ele disse não e foi pra cadeira, pois não seria louco de perder a diversão!

  Durante o trajeto a enfermeira disse que nunca tinha visto uma criança ficar feliz em ir para uma cirurgia. E em determinado momento que se entrava numa entrada grande e que as portas se abriam ele soltou um altíssimo "uau!". Todo mundo que viu a cena riu! Aí é que a mulher ficou louca, abismada dele estar gostando tanto.

  Foi então que disse a ela:

  -- Lá em casa, hospital, médico, injeção, exame, enfermeira, tudo isso é sinônimo de coisa boa, de pessoas e coisas que vão nos fazer sentir melhor. Se ele faz alguma travessura no qual possa se machucar, nós nunca dizemos que o castigo será alguma coisa relacionada ao procedimento de cura do machucado, e sim o que ele não vai poder fazer caso tenha que ser imobilizado ou internado, como correr, brincar com os amigos da escola, com seus brinquedos...

  E contente ele foi no colo da "doutora brinquedos" para a faca.







Clique aqui e se inscreva no canal do youtube!

Clique aqui e curta a página do facebook!


Beijão e fiquem com Deus 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: