CRUZEIROS MARÍTIMOS parte 03: compras, atendimento, passeios e excursões, esportes e exercícios, idioma.

OI PESSOAS!!


  Estou de volta com mais um episódio da série Cruzeiros Marítimos, rs!

  Dessa vez, como prometido na postagem anterior, irei falar um pouco sobre compras, atendimento, passeios e excursões, esportes e exercícios, e idioma usado.

  COMPRAS: Eu já falei bastante coisa no vídeo sobre minhas compras no último cruzeiro, mas não relatei mais sobre o que tem para comprar.

  Tudo no navio é cobrado em dólar, tudo mesmo! Em alguns se tem a opção de pagar em real, caso ele atraque em terra brasileira (será cobrado IOF).

  Bom, no geral se pode comprar perfumes, maquiagens, doces (inclusive os chocolates da lindt!), bebidas alcoólicas, alguns pequenos eletrônicos, jóias, bijuterias, relógios, acessórios (lenços, bolsas, chapéus...), suvenires de tudo que é tipo, fotos que os fotógrafos do navio tiram dos passageiros durante os jantares e festividades.

  Vende também itens emergenciais de higiene pessoal, como pasta de dente, desodorantes absorventes, fraldas, e cobram o olho da cara porque ninguém mandou você esquecer de colocar essas coisas na mala, né, rs.

  O Allure of the Seas, por ser muito maior que os outros, possui umas lojas incríveis, entre elas, doces por pesagem, cupcakes lindíssimos, uma que você personaliza seu próprio bichinho de pelúcia, e de brinquedos, claro. Ah, tem também uma loja exclusiva da Barbie! Nem entrei nela porque só tínhamos nosso filho Thor na época. E tudo caro, lógico, pois não são produtos do tipo "Duty Free".

(não tenho fotos das lojas...)



  ATENDIMENTO: Como em todo lugar do mundo, existem bons e maus profissionais; fora que muitas vezes você é tratado pela forma de como você trata, não é mesmo? Então em um cruzeiro não é diferente. Mas acho que só uns 0,05% trabalham com a cara emburrada. A tripulação é em sua quase unanimidade bem gentil e atenciosa, pois existe algumas exigências fundamentais para se trabalhar em um.

  A maioria deles é da Filipinas (por aturarem mais as broncas dos superiores, segundo a tripulação brasileira). Logo depois vem os indianos. Eles são muito simpáticos; mas os italianos... Quando eles estão de "ovo virado", vichi! Dão esporro em qualquer um (até passageiro!), e na frente de todo mundo.

  Também tem muito brasileiro e gente da América do Sul trabalhando, mas não são a maioria. E todos usam um broche com o nome e a bandeira do seu país. 

  No MSC Ópera eu não gostei muito do atendimento do pessoal da recepção e informações, e muito menos da organização com relação à horários. Os outros navios estavam ótimos.

  Mas é como eu disse: se você, só porque está pagando, for um grosso, dependendo do funcionário ele vai te dar outra patada de volta. Principalmente os nativos da Itália.


Nossos garçons fixos do salão de jantar. O da direita é brasileiro e o da esquerda filipino. MSC Ópera.


PASSEIOS E EXCURSÕES: Em todos os lugares que a embarcação atraca existem opções de passeios e excursões. Você pode comprar no navio mesmo, pois existe uma equipe responsável pela administração dessa parte, ou nos portos (um pouco mais barato); e, se preferir, pode fazer o passeio por você mesmo. Eu particularmente prefiro pagar mais para já sair do navio direto para o ônibus ou van da excursão. Acho mais seguro.


PASSEIOS PELO MSC ÓPERA:


Recoleta - Buenos Aires.

Caminito - Buenos Aires.

Caminito - Buenos Aires.

Galerias Pacífico - Buenos Aires.

Casa Rosada - Buenos Aires.

Rio Tigre - Buenos Aires.

Estação San Isidro- Buenos Aires.
Ponte Ondulada - Punta Del Este 
CasaPueblo - Punta Del Este.

PASSEIOS ALLURE OF THE SEAS:

Labadee - Haiti

Resort exclusivo da Royal Caribbean - Labadee, Haiti.

Jamaica - cachoeiras.

Apresentação dos golfinhos - Jamaica.

Jamaica

Apresentação dos tubarões - Jamaica.

Cozumel - México.

PASSEIOS COSTA PACÍFICA:

Ilhabela - SP

Montevidéu

Montevidéu

Porto de Montevidéu

Caminito - Buenos Aires

Praça San Martin - Buenos Aires

  ESPORTES E EXERCÍCIOS: Todos os navios possuem uma academia e espaço para aulas de dança, yoga e alongamento. Alguns também tem quadra poliesportiva, pista de mini golf, escalada, e o Allure tem uma pista de patinação no gelo, onde, além das apresentações, eles abriam em determinados horários para os passageiros patinarem com patins emprestados.

  Eles também dedicam o entorno da área de algum deck (andar) menos usado como área de cooper e caminhada.


Academia do MSC Ópera:





Pista de cooper do Allure ofthe Seas



  IDIOMA: O inglês é a língua usada entre os tripulantes. Nos navios com atracamento também na América do Sul a equipe é quase metade de língua hispânica ou portuguesa, então fica mais fácil conversar com eles. Mas os outros acabam falando portunhol com inglês, o "gestês", e passageiro que só sabe o português consegue se comunicar na boa.

  Mas nos cruzeiros que SÓ atracam na América Central, Norte, e Europa, você tem que saber um bocado de inglês sim porque eles só se comunicam nessa língua, com exceção de uns poucos que sabem espanhol. No Allure só havia um tripulante português pra dar instruções mais detalhadas para os quase 500 brasileiros.


  Na próxima (e última) postagem sobre minhas experiências com cruzeiros, vou falar sobre: rotina/programação, preço, curiosidades e coisas negativas que podem ocorrer.


Gostaram?? Então compartilhem!!

Clique aqui e se inscreva no meu canal do YouTube!

Clique aqui e curta minha página do Facebook!

Clique aqui e me siga no Instagram!


Beijão!! 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: