CRUZEIROS MARÍTIMOS parte 04: rotina/programação, preço, coisas negativas que podem ocorrer e curiosidades.

OI PESSOAS!!

  Esta é a última parte das postagens sobre cruzeiros marítimos, onde conto bastante coisa sobre esta fantástica experiência de passar férias à bordo de uma cidade flutuante.

  E pra quem não leu os outros "episódios": Parte 01, parte 02, parte 03 e vídeo sobre minhas compras no último cruzeiro.

  Vamos lá. Para encerrar vou contar sobre a rotina e programação, preço de um cruzeiro, curiosidades e coisas negativas.


  ROTINA/PROGRAMAÇÃO: Todas as noites os camareiros deixam sobre a cama das cabines um informativo sobre as principais programações do dia seguinte.

  Nele tem de tudo: horários de todos os restaurantes e refeições, atrações, horários de atendimento, promoções e informações sobre o local onde o navio irá atracar (ou se ficará o dia todo em navegação).












  PREÇO: O preço de um cruzeiro varia muito. Depende de qual cabine você escolhe, se pertence à algum clube vip da empresa, o itinerário... E sempre cobrado em dólar, ou euro no caso de viagem pela Europa.

  Por exemplo: Um cruzeiro pelo caribe com duração entra 8 e 10 dias pode custar, por casal, entre 5 e 10 mil reais (sim, pode comprar em real, direto pelo site ou agência de turismo). Depende de qual cabine e vantagens vai escolher, mais passagens aéreas para chegar ao porto (geralmente sai de Miami ou Fort Lauderdale, na Flórida) e estadia de hotel, porque pra garantir que se chegará à tempo é melhor se programar para chegar com 1 dia de antecedência, no mínimo.


  Infelizmente não aceita milhagens como forma de pagamento... mas hotel, passagem aérea e aluguel de carro, sim!

  E, por incrível que pareça, um cruzeiro por Argentina e Uruguai custa a mesma coisa! A diferença é o custo para se chegar ao porto.

  Algumas empresas dão gratuidade para até duas crianças menores de 12 anos por cabine. Mas isso é mais para itinerários pequenos, dentro do Brasil mesmo. No meu caso, tivemos que pagar pelas crianças todas as vezes...


  COISAS NEGATIVAS: Acho que são basicamente 3 coisas que podem aborrecer em um passeio desses: a falta de educação de alguns passageiros nas filas pra se servir no buffet, atrasos e falta de organização na hora de desembarcar ou embarcar nas cidades turísticas, e o som muito alto em alguns ambientes (como na piscina principal do Costa Pacífica).

  CURIOSIDADES: Você sabia que quem manobra o navio nos portos ou pontos de atracamento não é o comandante, e sim um profissional chamado de Prático? É ele quem conhece cada ponto de profundidade ideal para que a embarcação não atole. Mas eles não ficam no navio. Cada porto ou ponto tem seus práticos específicos para aquela área, e eles entram por uma portinha localizada em um ponto bem baixo do casco; e o mais legal: tudo em movimento! Ele chega em um barco feito pra isso, com uma espécie de plataforma para que ele consiga entrar e "estacionar" o navio. E o mesmo acontece quando ele o tira do porto. Este mesmo barco fica emparelhado com esta escotilha e ele pula, liberando para o comandante seguir. Mas ele não tem autorização para colocar a mão no manche (volante). O que ele faz é dar as ordens para o comandante ir executando a manobra.


Barco que transporta o prático emparelhado para retirá-lo do navio.

Prático na plataforma. Sempre acompanhado de um marinheiro.

   Ainda falando sobre manobra, o navio não "anda de lado". Então como ele faz para encostar nos portos? Em embarcações pequenas se consegue puxar com corda,na mão mesmo. Mas para os bichões grandões são utilizados os rebocadores, que são barcos com motores ultra potentes e cercados de pneus, empurrarem ou puxaremos navios dos portos.



Rebocador para empurrar.


Rebocador para puxar, preso à cabos no navio.





  Se você por um acaso esquecer seu traje de gala, e fizer questão de usar um no jantar com o comandante, existe um serviço de aluguel disponível.

  Praticamente todos os dias o casco do navio é pintado, para que não fique com manchas ou marcas de maresia e assim deixar a estrutura feia.

  Existe um setor e profissionais à bordo dedicados somente para reformas e consertos de estruturas e tecidos. Se alguma cadeira quebrar ou rasgar o forro, o mesmo vai para este setor e no dia seguinte já está restaurado.

  E se alguém à bordo morrer durante a viagem? pois bem, existe um mini necrotério para isso também, com câmaras refrigeradas.

  Por falar em refrigeração, os alimentos são armazenados em compartimentos climatizados especificamente para cada tipo, e assim duram por muitos dias, sendo necessário o abastecimento somente em um porto. No caso do nosso passeio no Costa, foi no porto do Rio de Janeiro.

  Muitos (incluindo eu e minha filha) quando chegam em casa, após tantos dias no mar, ficam mareados por dias, e parece que ainda se está embarcado. É muito engraçado! Mas é normal, pois é o labirinto se readaptando.

  A tripulação fica nos primeiros decks, em cabines duplas, e possuem boate, refeitório, piscina, academia, tudo só para eles.

  Em um determinado dia do cruzeiro é feito um treinamento de emergência, onde se deve sair da cabine com a boia salva-vidas no pescoço e o cartão de emergência, pois nele existe a localização depra onde você deve correr quando o navio afundar (como se todo mundo fosse civilizadamente fazer isso, sabendo que pode morrer...).

  O melhor lugar do navio pra mim são os varandões laterais, que geralmente ficam no deck da recepção. Fica bem próximo da água, e quando a maré está batendo bastante é super legal ver as ondas contra o casco! É lá que se localizamos barcos salva-vidas. Alguns deles são usados para o transporte para as cidades que não possuem portos nem um super pier como o de Cozumel (México). 

A única coisa ruim nestas varandas é que nelas é permtido fumar...
Detalhe dos barcos pendurados na parte de cima.

  E aqui encerro minha série sobre cruzeiros marítimos...

  Sou suspeita para dizer que é, sem dúvida, o melhor tipo de passeio para toda a família.

  Espero que tenham gostado!! Vejo vocês à bordo! ;)



Gostaram?? Então compartilhem!!


Clique aqui e se inscreva no meu canal do YouTube!

Clique aqui e curta minha página do Facebook!

Clique aqui e me siga no Instagram!


Beijão!! 

3 comentários:

  1. Gostaria de saber quais são os preços que os guias cobram para guiar nós pela cidade? E se quando chegamos tipo em Buenos Aires podemos pagar tudo em PESO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Buenos Aires eles aceitam pesos, dolares e reais (pelo menos no comércio turístico). Os preços variam muito, e são todos cobrados em dólar, dentro ou fora do navio. Variam entre 60 e 150, 200 dólares por pessoa.

      Excluir
  2. Anônimo17/1/16

    Olá, tudo bem? Gostaria de saber se existe casa de câmbio nos portos (Buenos Aires e Montevideo), ou se já devo ir com dinheiro trocado. Obrigada!

    ResponderExcluir

Comentários: