Quer ter mais um filho? Leia antes de começar os processos...

OI PESSOAS!!


  No mundo "muderno" em que vivemos é cada vez mais comum os casais quererem ter apenas 1 filho por opção. Mas existem aqueles que, como aqui em casa, acham que o filho único pode acabar sofrendo por ser sempre sozinho e não ter com quem dividir as coisas da vida, sejam elas boas ou ruins.

  Eu tenho apenas um irmão 3 anos mais velho, e posso dizer que, tirando as brigas constantes quando criança, a gente sempre se deu super bem. Segundo minha mãe, quando eu nasci meu irmão ficou muito, mas muito feliz mesmo. Ele me dava todos os brinquedos dele (e em agradecimento eu destruía) e pedia para meus pais comprarem tudo que via na rua para mim.

  Minha mãe teve muita sorte. E sinceramente espero ter esse futuro com relação aos meus filhos também porque eles ainda são muito novos para saber se vão ser amigos ou não.

  Pois é, está aí uma coisa que nós pais não pensamos (pelo menos eu nem quis saber): Será que estamos preparados para receber mais um ser nesse mundo? Será que ter mais uma pessoa para gerar, parir, educar, aconselhar e acompanhar, vai ser bom para a saúde emocional da família?

  Quando se pensa em ter o segundo filho, a primeira coisa que se pensa (principalmente o pai) é sobre o quanto essa nova criatura na casa irá custar; mas esquecemos do que pode ser o céu ou o inferno: a nossa saúde psicológica.

  O primogênito pode ficar implorando sem cessar por um irmãozinho, mas ele não sabe o que você passou (e passa) para criá-lo até então. Atender ao pedido de uma criança para mudar sua vida mais uma vez é pura desculpa, viu?! É muito fácil colocar a culpa na criatura e depois exigir que ela te ajude a cuidar do bebê, sendo que, quem realmente decidiu ter mais um filho foi você. Mesmo o filho sendo adolescente, ele ainda não tem maturidade suficiente para decidir uma coisa tão importante para o futuro de uma família inteira. E deixar o mais novo completamente nas mãos do mais velho e dizer: "Não quis um irmão? Agora vai me ajudar!", na minha opinião é muita ignorância. Por algum acaso seu filho(a) mais velho(a) te apontou uma arma e disse "ou me arruma um irmão, ou morre"? Pelo amor de Deus, né? A decisão foi sua! Portanto não jogue a culpa por você não ter mais tempo pra nada em cima do(a) pobre.

  Vou falar agora sobre meu caso. Sempre quis ter dois filhos, no mínimo. Um casal seria perfeito e o que viesse depois seria lucro. Mas... sinceramente? Ter mais de 1 filho, não importa a quantidade, é trabalhoso demais!! É muito desgastante porque, por mais que sejam solidários, cada filho tem uma forma de agir, e cada um exige atenção individual, mesmo que por 15 minutos. Isso exige bastante da gente pois não é legal que o outro "se meta" no entrosamento alheio. E, pelo que vejo nos episódios de "Super Nannny" e vivencio aqui em casa, quem sofre mais é o filho maior. Por ser mais maduro e autônomo ele exige menos supervisão e atenção da nossa parte, e é aí que a gente peca. Tem dia aqui em casa que me percebo o dia todo cuidando das peraltices da mais nova e deixando de lado o mais velho, que vai ao banheiro, brinca, e às vezes se alimenta sozinho.

  Morro de pena do meu Thorzinho... Mas a Diana está numa fase muito travessa, fuçando tudo, dando muito mais trabalho que ele. Ou pode ser impressão minha, pois agora tenho dois pra criar. E tem dias que ele resolve virar o bebê e dar o triplo de trabalho e show de pirraça, o que às vezes me leva à exaustão! Se fosse uma babá no meu lugar pediria, ou férias de mês em mês, ou uma outra colega de trabalho para ajudá-la.



  Ter dois filhos (ou mais) é trabalhoso, muito mais estressante, um pouco mais caro, e por mais que você tenha uma babá para cada um, eles precisam da sua atenção geral e individual, e tudo acaba sendo desgastante do mesmo jeito. Então 2, pelo menos por enquanto, é o nosso número limite.

  Muitas noites vou dormir com a garganta doendo de tanto gritar para um parar de brigar com o outro, e chego a ter calafrios em pensar como será daqui a uns 5 anos...



  E não acho nem um pouco egoísta o casal querer apenas um filho pelo fato de só ele já ocupar tempo demais, pois cada um deve saber até aonde aguenta a pressão, e saber que não vai dar conta de mais de uma cria não deve ser motivo de críticas.

  Filhos nos custam em todos os sentidos de nossa existência, mas também tem o seu lado maravilhoso...




  Duas (ou mais):

- gargalhadas;
- escovinhas de dentes;
- caminhas;
- pares de pés chulerentos para cheirar;
- bumbuns para morder;
- duplas de bochechas para beijar;
- pescocinhos suados pra cafungar;
- cabelos para pentear;
- chuva de beijos babados;
- "eu te amo mamãe/papai";
- homenagens na escola;
- chances de se ter vários netos;
- visitas em casa;
- pessoas para você ser amigo pro resto da vida.



  Ter mais de um filho é bom pra caramba, mas se você não quer, não faça a vontade dos outros e crie o seu único herdeiro com todo o amor do mundo, pois isso é mais importante que tudo. A criança, ou melhor, o futuro adulto, precisa saber que é amado para ser uma pessoa feliz.

Clique aqui e se inscreva no canal do youtube!

Clique aqui e curta a página do facebook!

Clique aqui e me siga no instagram!


Beijão e fiquem com Deus




    

2 comentários:

  1. Bem verdade Gisele, tive uma casal, um menino e depois uma menina igual você, só que com diferença de 5 anos entre eles, depois tive uma outra menina com diferença de 2 anos entre elas, no começo foi mais difícil ter 2 bebês em casa mas hoje a mais nova está com 5 anos e as duas brincam muito juntas, mas é tão bom que compensa todo cansaço, e ter preferido ficar em casa e cuidar deles de perto, tem sido muito gratificante, beijos

    ResponderExcluir

Comentários: