Tipos de escolas para seu filho.

OI PESSOAS!!

  Daqui a pouco já é hora de decidir se seu filho continuará ou não na atual escola (ou mudou no meio do ano).



  Mas você sabia que existem muitos métodos de ensino no Brasil que não a tradicional? E eles são antiquíssimos! Meu filho frequentou por um ano inteiro (metade desse tempo em período integral) uma escola de pedagogia Waldorf (antroposófica), e foi maravilhoso, pois me identifico muito com esse método.

  A revista Crescer edição 260 publicou um breve resumo sobre as principais metodologias e orientações pedagógicas conhecidas aqui no nosso país. Achei muito bacana e resolvi compartilhar com vocês.

  Veja abaixo quais são elas, e caso se interesse por algum segmento, pesquise e procure saber se há alguma escola desse tipo perto de onde você mora. ;)

TRADICIONAL: Privilegia a transmissão de conteúdo e o professor é o grande personagem, mesmo que a escola esteja bem equipada tecnologicamente. O modelo tende à rigidez disciplinar, forma utilizada para passar idêntico conteúdo a diferentes estudantes.

MONTESSORIANA: No método desenvolvido pela italiana Maria Montessori (1870-1952), no início do século 20, as crianças são identificadas por suas características e possibilidades. Assim, no processo de aprendizagem, cabe ao educador remover obstáculos ou propor atividades motoras e sensoriais pela arte, música e ciência. O espaço é preparado para permitir movimentos livres, facilitando o desenvolvimento.

CONSTRUTIVISTA: Concebida por Jean Piaget (1896-1980), ela prega a capacidade do aluno construir o próprio conhecimento. As informações que cada um traz consigo antes de entrar na escola são valorizadas, assim como o erro, considerado parte importante do processo.

ANTROPOSÓFICA: Também chamada de Pedagogia Waldorf, ela surgiu em 1919 com o filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1952). O foco é no desenvolvimento integral e não apenas no intelectual. A imaginação é estimulada com brinquedos feitos com recursos naturais. No ensino fundamental, os alunos permanecem juntos por oito anos e são acompanhados pelo mesmo professor, que conta com a ajuda de especialistas.

SOCIOCONSTRUTIVISTA: Para Lev Vygotsky (1896-1934), todo aprendizado é mediado e isso torna o papel do professor mais ativo do que o previsto por Piaget. O foco é na interação. O ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho.

DEMOCRÁTICA: As seguidoras dessa linha surgiram nos anos 1920, mas com diferenças entre elas. O que há de comum é que as crianças têm conteúdos importantes para sua formação, mas sem obrigação de carga horária. O fundamental é a liberdade de escolha dos alunos. matemática, por exemplo, pode ser aprendida ao entender como se monta uma bicicleta. Uma das mais famosas é a Escola da Ponta, em Portugal. 

Clique aqui e se inscreva no meu canal do youtube!

Clique aqui e curta minha página do Facebook!

Clique aqui e me siga no Instagram!


Beijão e fiquem com Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: