Festas de aniversário: Porque estão todas iguais?

OI PESSOAS!!


  Sei que muitas mães e mulheres irão discordar, mas tenho que expressar minha opinião sobre este assunto. ;)

  Como toda mãe, assim que meus filhos comemoram o aniversário eu já estou pensando no tema do próximo ano. Mesmo que seja só um bolinho na escola; tem que ter um tema.
foto: pixabay.com
  Depois de escolhido o tema, inevitavelmente vem a parte mais chata e ao mesmo tempo mais divertida (na minha opinião): a organização. A festa vai ser em casa? Na escola? No salão do prédio? Em uma casa de festas? Em qual casa de festas? Qual data e horário?

  Cada local tem suas vantagens e desvantagens, mas o que mais está me deixando chateada é que todas as festas estão ficando com a mesma cara. Não importa o tamanho nem o tema, está tudo igual.

  Bom, meu filho quer que a festa do ano que vem seja do Hulk. OK. Liguei para um monte de casas de festas e todas disseram que poderiam fazer SÓ DO HULK sim. Até aí tudo bem; mas sabe o que me deixou realmente aborrecida? Todas disseram que fariam no "estilo provençal". Hã? Hulk estilo provençal? Que p*$#@ de decoração é essa?

  "Ah, é o estilo usado no momento. Todos os pais estão querendo só provençal...", disse a atendente de uma das casas. Méo Déos, imagina o Hulk, todo bruta montes, colocado sobre uma mesa toda frufru laqueada de flores?...

  Procurei por Hulk Provençal na internet, e vi umas coisas horríveis! Decorações nada a ver, onde o Bichão verde ficava junto de lampões fofos e vasos de flores!

  Gente, pirei! Estamos fazendo todas as festas iguais!! E agora tem que contratar também umas pessoas fantasiadas pra tirar foto, senão a festa vai ficar fora de moda. E tem que ter muitas, mas muuuuuitas "lembrancinhas", senão o povo sai reclamando.

  Olha, estou adorando aquele programa "Fazendo a festa", do GNT. Sabe por que? Por que as profissionais que irão fazer a festa da criança perguntam para OS PRÓPRIOS ANIVERSARIANTES o que eles querem nas SUAS PRÓPRIAS FESTAS. Mas mesmo assim elas mandam aqueles arrumadinhos quadradinhos de meia dúzia de docinhos caros que não dão nem pra 1/10 dos convidados.

  Nossa, parece que é obrigação a gente ter que fazer tudo como está na moda, achando ridículo ou não. Aposto que a maioria dos decoradores de festas infantis nem sabem que estilo provençal é um estilo de decoração inspirado na região da Provença, no sul da França, e que enfiar super herói neste estilo de festa não faz sentido.

"As origens do estilo provençal remetem ao Sul da França região da Provença. Essa região ensolarada composta por pequenos vilarejos se localiza entre as montanhas e o mar e é conhecida por seus campos de lavanda e girassóis mas sobretudo por preservar ainda hoje as características da vida campestre de um passado longínquo." (site kleinerschein.com.br).

  Agora conseguiu imaginar o Hulk entre lavandas e girassóis? Nem eu, kkkk! Eu imagino ele destruindo os vilarejos, isso sim.  Se for desse jeito, realmente dá pra fazer, rs.

  Quando meu filho mais velho completou 1 ano, eu penei muito para convencer a casa de festas de que não seria necessário os serviços de um animador de festas, e que a mesa de doces seria liberada para degustação desde o início do evento. Pra quê o cara ficaria berrando no microfone para 5 crianças? E por que os convidados deveriam ficar salivando e esperando o fim da festa pra cair de boca nas balas, chocolates e marshmallows que eu tinha levado? Eu precisava de um espaço grande para fazer a festa, e foi só por isso que contratei os serviços do tal espaço.

  É muito chato todo o ritual das festas de hoje! Uma sugestão para quem é dono de espaços desse seguimento: dê aos seus clientes a opção de deixar a festa correr solta, largada, até a hora de cantar parabéns e todo mundo ir embora. E sem o animador de festa falando que a criança é abençoada, campeã (ou qualquer outro adjetivo) na hora de assoprar a velinha.

  O bom da casa de festas, ou da equipe de decoração e buffet, é que você "quase" não tem trabalho, ficando na nossa mão apenas providenciar lembrancinhas, levar a criança pra fazer a foto-lembrança, encomendar outrso doces, chamar os convidados... Mas pode ter certeza que a sua festa ficará com a cara de um monte de outras crianças. Só vai mudar o nome no bolo e as iniciais nos cupcakes.

  Me lembro das festas de quando eu era criança. Eram realizadas no quintal das casas, cada uma do seu jeito, sem tema específico, e quando tinha era uma coisa simples. Os bolos eram feitos pela tia cozinheira da família, e a gente conseguia comer o glacê. E nem tinham lembrancinhas caríssimas no final. Era no máximo um saquinho de brinquedinhos fajutinhos de plástico. E mesmo assim a gente se divertia horrores! Não existia brincadeira dirigida, não existiam regras, porque se tratava de uma... festa!

  Pois bem. Já na comemoração do primeiro ano da mais nova, eu resolvi que não iria brigar com a mulher da casa de festas. Só combinei que eu mesma iria fazer a foto-lembrança com a arte, e a edição do vídeo de 4 minutos (que ficou melhor do que muitos ditos profissionais). Fiz isso porque tenho certeza que eu ficaria colocando defeito no trabalho dos outros. E pedi também que o som fosse baixo para que os adultos pudessem conversar. No mais, eu queria tudo do jeito que a casa me apresentou mesmo, com animador e tudo, pois dessa vez tinha um número bem maior de crianças e ele realmente seria útil.

  Sendo assim, decidi que vou fazer tudo do meu jeito, baseado nas sugestões e preferências do meu filho, claro. Quero que ele goste da festa e tenha lembranças muito boas. Isso é o que importa. Tenho certeza de que, o que ele irá guardar na memória e no coração não será a decoração da moda, mas sim a felicidade de estar comemorando mais um ano de vida do jeitinho que ele desejou (ou o que os pais mais puderam chegar perto).

  Gosta dos estilos de festas de hoje em dia? De verdade? Vai fundo e discorde comigo, pois você tem esse direito. Mas se você está insatisfeita com essa industrialização das festas infantis, se liberte como eu, que estou tentando me livrar desse vício da comodidade! Ponha a mão na massa! É maravilhoso fazer as coisas do nosso jeito para agradar a quem é nossa razão de viver.

Clique aqui e se inscreva no meu canal do youtube!

Clique aqui e curta minha página do Facebook!

Clique aqui e me siga no Instagram!

Beijão e fiquem com Deus.
  

2 comentários:

  1. Falou tudo! Hulk entre lavandas e girassóis foi ótimo! Tenho q concordar c vc!

    ResponderExcluir
  2. Gi eu faço decoração de mesa. Mais pra amigos e ja fiz algumas comercialmente . Jamais faria uma mesa do hulk provençal. Nunca nunquinha!!!! Se eu fosse do Rio eu montava pra vc de presente pro Thor. Tb adoro fazendo a festa!!! Nesse fim se semana vou montar uma no tema Pitaras coloco fotos pra vc ver. Beijos

    ResponderExcluir

Comentários: