Seu filho realmente quer chupar chupeta?

OI PESSOAS!!

  Meus filhos nunca foram fãs de chupeta. O mais velho pediu o objeto de plástico e borracha apenas para dormir, dos 2 aos 4 meses, e depois não quis mais. E a mais nova nunca quis nenhum modelo de bico.

  Confesso que às vezes eu desejava muito que minha filha gostasse de chupar chupeta, pois assim ela ficaria mais calma durante sua "crise de pelanca" que tinha desde o dia em que nasceu. Todos os dias por volta de 18h00 ela ficava nervosa e chorava bastante, e nem peito acalmava a criatura. Não era cólica nem dente; ela simplesmente ficava insuportável. Aí sim o uso da chupeta seria realmente a salvação para todos. Mas mesmo assim eu não usei de artifícios, como passar funchicória ou alguma coisa docinha no bico da chupeta para ela pegar a bendita. Já ouvi muitos relatos de bebês que não queriam chupeta de jeito nenhum, mas de tanto as mães insistirem e molhar a borracha com coisas atraentes ao paladar da criança, elas finalmente pegaram; e até hoje com 5 , 6 anos não querem largar.

  Mas é lógico que não vão largar! Depois de fazerem de tudo para viciá-los numa coisa que eles não queriam, agora vão querer tirar? Uma coisa é a criança querer algo para se acalmar enquanto está na fase oral, nos primeiros meses de vida (em inglês chupeta se chama "pacifier": pacificador), outra é forçar o seu uso.

  "Mas meu filho só usa para dormir". Até quando? Segundo a dentista do meu filho, o pouquinho que a criança usa já pode ser o suficiente para deixar os dentes tortos ou causar cáries; e cárie em dente de leite é tão nocivo quanto no permanente, pois ela vai entrando pra dentro da gengiva e passa para os permanentes que ainda nem brotaram. Ou seja, os permanentes já irão nascer cariados.

  Pessoas, é melhor aturar alguns meses de choro e inquietação do que anos de tentativa de tirá-las do vício e gasto financeiro com dentista e ortodontista. Se o bebê aceitar de primeira, tudo bem, ele realmente encontrou algo para se acalmar, e irá largar quando a fase oral passar. Mas se não quiser, pelo amor que você tem à ele, não insista.

foto: pixabay.com

  Li uma matéria na Revista Crescer muito bacana sobre o assunto, citando 6 coisas que os pais e cuidadores devem saber sobre o uso da chupeta. Resolvi então compartilhar com vocês. Boa leitura.

  "O assunto é sempre polêmico. A maioria dos pediatras condena o uso da chupeta, mas algumas mães alegam que o acessório tem lá suas vantagens, desde que usada com moderação. Antes de você (com a orientação do pediatra) decidir se o seu filho vai ou não usá-la, melhor ficar por dentro do assunto. A seguir, seis coisas que toda mãe tem de saber.

1 - Atrapalha a amamentação? Vários estudos indicam que sim. Tanto é que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recomendam oficialmente a não utilização de bicos e chupetas desde o nascimento. A musculatura e a posição da língua que o bebê usa para sugar a chupeta é diferente da usada para mamar, o que confunde a criança. Quem apesar disso decidir oferecer a chupeta ao bebê só deve fazê-lo quando a amamentação estiver estabilizada, depois de três ou quatro semanas de vida da criança.


2 – Prejudica a dentição? Se a sua preocupação é que os dentinhos do seu filho fiquem tortos, há indícios de que, se a criança largar o acessório até os 2 anos, eles voltariam ao normal. No entanto, há outros problemas. O uso da chupeta pode favorecer alterações na respiração, na postura corporal, na fala e na mastigação. Se for usar, sempre opte pelos tipos ortodônticos.

3 – Até que idade meu filho pode usá-la? Ela deve ser retirada a partir de 1 ano de idade e, no máximo, até os 2. A chupeta tem de ser usada com moderação. Ou seja, não dá para a criança ficar o dia inteiro com ela na boca. Assim, o uso deve ser limitado apenas para dormir, já que a criança tende a cuspi-la depois, e em alguns casos específicos. Por exemplo, no avião, para proteger o ouvido durante a subida e a descida da aeronave, após a vacinação e quando a criança estiver chorando muito. Mas, nesses casos, o efeito é o mesmo do que dar o peito.

4 – O que é pior, chupeta ou dedo? O dedo é pior, pois será mais difícil a criança abandonar o hábito. O bebê não pega a chupeta sozinho, mas pode colocar o dedo na boca mesmo dormindo.

5 – A chupeta alivia a cólica do bebê? Em um primeiro momento, pode ser que sim, porque acalma (ou mesmo distrai) a criança. Mas, por outro lado, a criança pode engolir ar – e isso só piora a cólica. 

6 - Que cuidados devo tomar com a higiene? A chupeta deve ser lavada com água corrente toda vez que cair no chão e, de preferência, esterilizada diariamente. E ser trocada a cada dois meses."

Fontes: Tania Shimoda, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo; Dóris Rocha Ruiz, odontopediatra da Unifesp

Clique aqui e se inscreva no meu canal do youtube!

Clique aqui e curta minha página do Facebook!

Clique aqui e me siga no Instagram!

Beijão!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: