E de repente aparece um adulto pra estragar tudo...

OI PESSOAS!!

  Os momentos de folga e férias são muito bons por vários motivos. Mas com certeza, o motivo mais bacana é o fato de não ter ninguém dizendo o que fazer, não ter regras ou ordens de patrão, não ter clientes para atender bem nem horários a serem  cumpridos.


  Se pra gente isso é fantástico, antidepressante e libertador, por que as crianças não podem ter esses momentos também? Por que sempre tem que ter um adulto atrapalhando a vida delas o tempo todo? Você gostaria que alguém chegasse pra você, num passeio ao shopping por exemplo, e começasse a estipular quais lojas você poderia entrar ou não e quantos minutos ficar em cada uma?

  Outro dia estávamos em um restaurante onde tem uma sala bem bacana para a criançada ficar brincando enquanto espera a comida, ou não quer ficar na mesa com os adultos. O cômodo possui janelas enormes e um porta bem grande que fica aberta, e assim os responsáveis conseguem ver o que está acontecendo sem precisar ficar lá dentro de castigo (a não ser que a criança seja bem pequena).

  Pois bem. Meus filhos foram as primeiras crianças a entrarem no restaurante. Naturalmente entraram na sala e por lá ficaram brincando enquanto escolhíamos os comes e bebes. Ficaram como pinto no lixo, sem regras, pulando, correndo e subindo nos brinquedos. Minha filha ainda não tem dois anos de idade, mas é bem segura dos movimentos, o que não exige minha atenção o tempo todo. Ou seja, estavam livres e muito felizes por isso.

  Um tempo depois chegaram outras crianças e se juntaram às minhas, e tudo ia correndo normalmente. Não havia nenhum adulto lá dentro, mas todos estavam olhando de suas mesas, e às vezes um e outro dava uma melhor verificada pela porta. Até que chegou o avô de uma das meninas que estavam lá dentro...

  O senhor perguntou para a mãe da menina onde ela estava e foi logo para a sala de recreação. E assim acabou a paz das crianças, e principalmente a da neta do cara.

  O homem começou a querer inventar brincadeira pras crianças (todas com regras), e ficava perguntando quem era a mãe da pequenininha (minha filha) porque ela estava no alto. Pessoas, foi um troço inacreditável o que aconteceu! As crianças começaram a se irritar e implicar umas com as outras, começaram a querer bater, choravam... ou seja, o avô da garota instalou o caos.


  A gente precisa deixar as rédeas frouxas de vez em quando. As crianças às vezes precisam resolver seus problemas sozinhas, mesmo quando bem pequenas. Na nossa época a gente só via nossos pais durante uma tarde de brincadeiras na rua quando era hora de entrar pra casa. Fora isso a gente brigava, fica de mal, renegociava uma trégua, ficava de bem e ficava tudo ok.

  Por que a gente acha que nossos filhos precisam de monitoramento 24 horas? Algumas vezes meu filho está conversando com as vizinhas gêmeas pela varanda, e quando percebe que eu estou perto me manda sair porque estou atrapalhando. Ele não está com nenhuma intenção maldosa (pelo contrário), mas quer ter um momento de descontração com elas sem nenhum adulto mandando nos assuntos; só isso.


  Por que as crianças não podem criar suas regras sozinhas? Isso é socialização minha gente! Tirando as agressões físicas e verbais, não acho legal ficar se metendo nos assuntos infantis alheios.

  Não consegue ficar sem se meter? Fica de longe! Faz tipo arbitro em competições: deixa o jogo rolar e só se mete se houver falta (grave, tá). Às vezes o seu filho tímido não começa uma brincadeira com outra criança porque está com vergonha de você. #ficaadica

fotos: pixabay.com
Clique aqui e se inscreva no meu canal do YouTube!

Clique aqui e curta minha página do Facebook!

Clique aqui e me siga no Instagram!

Beijão!! 

  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: