1 ano de Canadá... :O

OI PESSOAS!!

  Sim, já estamos há 1 ano aqui no Canadá. É uma expressão clichê, mas realmente parece que foi ontem a nossa aterrissagem nessas terras geladas mais ao norte do planeta.

  Tudo aqui vem acontecendo de uma forma completamente diferente do que eu imaginava. Aqui tem mais imigrante asiático do que "canadense de verdade", eu consigo manter a alimentação da família praticamente igual à que tínhamos no Brasil, o meu inglês ora é bom, ora é uma bosta (mas no fim das contas as pessoas acabam me entendendo), e consegui estabelecer boas amizades.

  Outra coisa que com certeza todos os nossos familiares ficaram apreensivos: a adaptação das crianças. Mas isso era uma coisa de que eu tinha certeza que seria um sucesso, pois eu confiava 100% na "metodologia" que havia desenvolvido (veja o vídeo sobre o assunto clicando aqui), juntando um monte de dicas que ia pegando dos psicólogos infantis que ia pesquisando nas páginas especializadas na internet, junto com minha experiência lidando com crianças desde a adolescência... Hoje eles estão completamente adaptados e fazendo ótimos amiguinhos.

  Sim, 1 ano passou voando. E voou tão rápido porque desde que a gente pisou no aeroporto de Toronto, nosso primeiro contato com o país antes de chegar em Vancouver, não fizemos outra coisa senão correr atrás. É papel de visto, autorização, de escola, teste disso, teste daquilo, registro de disso, carteirinha daquilo, matrícula, curso, prova, avaliação, reavaliação, liga daqui, liga dali, compra isso, aluga aquilo... e arruma tempo pra levar as crianças pra passear, afinal elas precisam de um pouco de diversão.

  Ser imigrante é estar correndo atrás o tempo todo, tentando deixar a vida mais ou menos do jeito que era no país de origem (só as partes boas, claro), e aderindo e misturando as novas experiências e costumes à nova estranha vida.
  
  Medo? Todos os dias!! Temos medo de tudo! Medo de falhar nos planos, medo de urso, medo de passar mal no meio da noite e não saber para onde ir, medo de não conseguir dar para os filhos tudo que eles merecem, medo de morrer de estresse, medo do frio, medo de ser rejeitado, medo dos filhos serem rejeitados, medo do medo.

  O Canadá é tão perfeito após 1 ano? E o lado ruim? Existe? Claro que sim!! Desde que pisei no aeroporto de Toronto eu vi um monte de coisas que me desagradaram, que não eram como eu imaginava, e que me incomodam bastante até hoje... Mas conviver com esses incômodos é mais fácil do que conviver com o descontentamento e o medo da violência deixados no Brasil.

  Saudades da família? Isso é uma coisa que só quem é imigrante sabe o que é. Se você não está preparado para conviver com essa falta do convívio com os parentes, então não se aventure (veja o vídeo sobre este assunto aqui).

  Não tenho muito mais pra falar sobre esse 1 ano aqui no Canadá. São experiências que só quem vive, ou viveu, sabe. É um país lindo, frio (adoramos o frio, então tá ótimo), mas com uma população admirável, que tenta sempre levar para o lado positivo essa enxurrada de gente de fora invadindo seu país, uns respeitosamente, outros nem tanto.

  Fico por aqui. Termino de escrever este pequeno texto no meu computador, sentada em uma das mesas do parquinho público ao lado da minha casa, sem medo de ser roubada (vamos ver até quando), livre, e, apesar de tudo, muito feliz. Não se preocupe, estamos muito bem.


Compartilhe com quem possa se interessar! 😀

Clique aqui e se inscreva no meu canal do YouTube!

Clique aqui e curta minha página do Facebook!

Clique aqui e me siga no Insta gram!

Beijão!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: