Objetos de segunda mão: Por que você não cuida direito?


OI PESSOAS!! 

  Não interessa o poder aquisitivo. Todo mundo já ganhou alguma coisa de segunda mão quando era criança. Seja a manta que passa por todos os bebês da família, o LEGO que o primo mais velho já está muito grandinho pra continuar brincando, aquele casaco pesado que a irmã mais velha quase não usou, e o irmão mais novo vai usar, mesmo sendo lilás.

  O fato é: você cuidava bem do que herdava de outra criança? Você hoje ajuda a cuidar bem de algo que seu filho ganhou usado de outra criança? Não digo coisas estragadas, e sim usadas mas em bom estado.
  
  O fato de o objeto ou roupa que você ou seu filho está recebendo não significa que tem que ser tratado de qualquer maneira. Um brinquedo, por exemplo. Não é porque ele é de segunda mão que você vai deixar a criança esfregar pela terra, riscar, quebrar tudo de cara. O mesmo serve para os presentes que ele ganha. Cada brinquedo serve para uma coisa, e se a criança ficar chorando porque o boneco que acabou dê ganhar está todo destruído, a culpa é sua porque não soube ensinar o valor das coisas.

  Deixar o filho pequeno levar um jogo cheio de pecinhas para brincar na areia da praia só porque ganhou de alguém (ou seja, não saiu do seu bolso) é de um desrespeito total. Pra esse ambiente e idade existem os caminhões, os baldinhos e pás. Com certeza a pessoa que deu esse jogo para seu filho vai pensar 2 vezes antes de dar outro presente legal pra ele, já que você está cagando e andando pro sacrifício alheio em separar uma grana suada pra comprar algo bacana.

  "Ah, mas brinquedo é pra brincar, não importa onde! Vai querer mandar na forma como meu filho brinca?" Bom, se você não ensinar aos pequenos que cada objeto tem sua utilidade, seu momento e cuidados diferentes, quando ele estiver maior você não vai poder reclamar que nada dura na mão dele, e quando estiver adulto vai deixar a casa caindo aos pedaços, o carro completamente sujo e sem manutenção, não vai dar valor a nada que lhe derem de presente, pois nunca vai tentar entender que este pode ter sido comprado com muito sufoco.




  Não estou falando que a criança deve deixar suas coisas na prateleira tipo colecionador, apenas que os cuidadores e pais poderiam dizer às crianças que deem mais valor ao que é deles ou o que é emprestado dos colegas.

  Um dia minha filha de 3 anos levou sua Barbie Fada para brincar do parquinho. Ela cuidava da boneca como uma filha, pois sabia que se não tomasse cuidado poderia estragar sua "abiguinha" favorita do momento. Daí veio outra menina e pediu a boneca emprestado. Em menos de 5 minutos a boneca estava toda molhada, suja de lama, sem roupa, sem asa, e o maiô pintado em seu corpo estava todo arranhado. Com certeza essa menina não deve ter um brinquedo em condições de se brincar em casa.

  Sempre que vamos à casa de alguém que tenha filhos, e consequentemente brinquedos, encho-os de recomendações para que não estraguem os brinquedos alheios. O mesmo faço antes de irmos à algum consultório onde tenha brinquedos na sala de espera ou brinquedotecas de condomínios.

  Você chega na casa de alguém rasgando as almofadas em cima do sofá, abrindo as portas dos armários e arrancando tudo de lá de dentro, pegando os bibelôs e jogando longe? Por que então seu filho deveria fazer isso? 

  É claro que meus filhos vez ou outra fazem este tipo de coisas que citei acima e que não considero legais. Claro! São crianças, são "seres selvagens", sem muito cabresto. Mas vai depender de mim e do meu marido ensinar que, com muito ou com pouco, cada coisa que comprarmos ou ganharmos deve ser tratada com cuidado. Brinquedo e roupas não são descartáveis. De que adianta ter um monte de brinquedo se está tudo estragado, faltando peça? O mundo já está com lixo demais. Ensine seus pequenos a cuidarem bem do que é delas, que cada coisa tem seu momento e lugar para usar. Ajude-os a não serem adultos relaxados e inconvenientes. 

  A sociedade e o meio ambiente agradecem. 😊



Compartilhe com quem possa se interessar! 😀



Clique aqui e se inscreva no meu canal do YouTube!

Clique aqui e curta minha página do Facebook!

Clique aqui e me siga no Insta gram!

Beijão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: